Connect with us

CBB

Brasil conhece seus adversários nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete 2027

Copa Do mundo de basquete eliminatórias Brasil

O caminho da Seleção Brasileira rumo à Copa do Mundo de Basquete de 2027, que será realizada no Catar, começou oficialmente com o sorteio dos grupos das Eliminatórias das Américas, realizado nesta terça-feira (13), em Doha, capital do país-sede. O evento contou com a presença de representantes das federações e dirigentes da FIBA. O Brasil, representado por Carlos Fontenelle, Secretário Geral da CBB, foi sorteado no Grupo C, ao lado de Venezuela, Colômbia e o vencedor do Pré-Qualificatório Sul-Americano.

Assim como nas últimas edições, as Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete são divididas por continente e contam com 80 seleções em busca de 32 vagas no torneio principal. O Catar, por ser o país-sede, já tem vaga garantida, participando das Eliminatórias Asiáticas apenas por protocolo.

Grupo do Brasil: equilíbrio e confrontos conhecidos

O Brasil caiu no Pote 2 e terá adversários que conhece bem. A Venezuela, por exemplo, tem sido uma rival frequente em duelos equilibrados nos últimos anos. A Colômbia aparece como uma seleção em crescimento, e o último membro do grupo será conhecido após os Pré-Qualificatórios, que ocorrem em agosto de 2025 e envolvem seleções como Chile, Paraguai, México, Cuba e outras da América Central e Caribe.

A primeira fase das Eliminatórias das Américas terá jogos de ida e volta em três janelas: novembro de 2025, fevereiro de 2026 e julho de 2026. Cada janela contará com dois jogos. Os três melhores de cada grupo avançam à segunda fase, levando consigo os resultados obtidos.

Segunda fase pode cruzar caminho com os EUA

Caso avance, o Brasil irá enfrentar na segunda fase as seleções classificadas do Grupo A, que inclui Estados Unidos, República Dominicana, Nicarágua e outro time vindo dos Pré-Qualificatórios do Norte. Nesta etapa, os confrontos acontecerão apenas contra os times que não foram adversários na primeira fase. As novas janelas estão previstas para agosto de 2026, novembro de 2026 e fevereiro de 2027.

Ao fim da segunda fase, os três melhores times de cada chave se classificam diretamente para a Copa do Mundo, além da melhor quarta campanha geral entre os grupos, totalizando sete vagas para as Américas.

Técnico Petrovic destaca importância das primeiras janelas

O técnico da Seleção Brasileira, Aleksandar Petrovic, ressaltou a importância de um início forte:

“Temos que focar nas três janelas iniciais e buscar vitórias em todos os jogos. Isso pode facilitar nossa vida na fase seguinte. Respeitamos todos os adversários, mas precisamos chegar com força total e evitar depender das últimas rodadas para garantir vaga. O Brasil nunca ficou fora de uma Copa do Mundo de Basquete e queremos manter esse histórico”, afirmou o comandante.

Brasil jogará em casa e visitará todo o país

Caso avance à segunda fase, a Seleção Brasileira disputará 12 partidas no total, sendo seis delas em solo nacional. As Eliminatórias da FIBA nos últimos ciclos levaram a equipe a cidades de norte a sul do país, promovendo o basquete nacional em várias regiões.

A estreia do Brasil será no dia 27 de novembro de 2025, fora de casa, contra o vencedor do Pré-Qualificatório Sul-Americano. Três dias depois, no dia 30, o duelo será no Brasil, contra o mesmo adversário.

Grupos das Eliminatórias das Américas – Copa do Mundo de Basquete 2027

  • Grupo A: Estados Unidos, República Dominicana, Nicarágua, WPQN
  • Grupo B: Canadá, Porto Rico, Bahamas, 2PQN
  • Grupo C: Brasil, Venezuela, Colômbia, WPQS
  • Grupo D: Argentina, Uruguai, Panamá, 2PQS

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Must See

More in CBB