Com grande atuação de David Sloan, equipe da capital paulista supera o atual campeão nacional e mantém vivo o sonho da semifinal.
O Pinheiros deu uma verdadeira demonstração de força, superação e entrega na noite desta sexta-feira (17/05), ao vencer o Sesi Franca por 72 a 66 no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, e empatar a série melhor de cinco dos Playoffs do NBB CAIXA 2024 em 2 a 2. A partida foi marcada por muita intensidade, equilíbrio e o apoio constante da torcida paulistana, que empurrou o time nos momentos mais delicados da partida.
Destaque absoluto da noite, David Sloan assumiu a responsabilidade ofensiva do Pinheiros e terminou como o cestinha da partida, com 28 pontos, 6 rebotes e 5 assistências. Com isso, o armador norte-americano comandou o triunfo e forçou a série ao decisivo Jogo 5, que acontecerá em Franca, com mando da equipe do interior paulista.
Defesa consistente foi a chave para a vitória
Para o técnico Vitor Galvani, a defesa foi o diferencial da equipe na partida. “A nossa meta era segurar o Franca abaixo dos 72 pontos, idealmente abaixo de 18 por quarto. Cumprimos isso em três períodos. O apoio da torcida foi fundamental, mas agora precisamos manter a cabeça no lugar. Jogar em Franca é uma guerra, e só com execução perfeita vamos ter chance”, analisou.
O Pinheiros iniciou a partida com uma formação alternativa, utilizando Pedro Pastre no lugar de Bernardo da Silva, fora por questões físicas, e apostando no pivô Afonso, que teve participação importante no garrafão até sair machucado ainda no segundo quarto.
Sesi Franca sofre com baixo aproveitamento ofensivo
Do outro lado, o técnico Helinho Garcia lamentou o desempenho abaixo da média da sua equipe no ataque. “Voltamos a cometer erros que não vínhamos cometendo. A disciplina ofensiva precisa melhorar, assim como a consistência defensiva. Vamos corrigir os pontos e focar no nosso jogo para buscar a classificação diante da nossa torcida.”
O time francano, atual campeão do NBB, teve como principais pontuadores Georginho e Lucas Dias, com 13 pontos cada, além de Facundo Corvalán, que foi essencial na bola de três e na movimentação ofensiva.
Sloan brilha e decide no fim
Mesmo pressionado pela defesa adversária, Sloan brilhou no momento mais crítico, convertendo uma bola de três decisiva quando o placar estava em 67 a 66, restando apenas 30 segundos para o fim da partida. Na sequência, o Franca desperdiçou lances fáceis, e Omena selou a vitória com uma bandeja, levando o ginásio à euforia e garantindo mais um capítulo nessa série eletrizante.
Agora, tudo será decidido em Franca, diante da apaixonada torcida local. O vencedor garante vaga na semifinal do NBB Playoffs 2024, onde enfrentará um adversário ainda indefinido.