A Seleção Brasileira Sub-16 masculina de basquete está pronta para mais um grande desafio internacional. Entre os dias 2 e 8 de junho, em Ciudad Juárez, no México, o Brasil disputará a Copa América Sub-16, torneio fundamental no calendário da base e classificatório para a Copa do Mundo Sub-17 de 2026.
Sob o comando do técnico Pablo Costa, 15 jovens talentos foram convocados para uma fase intensiva de treinos entre os dias 19 e 29 de maio, no complexo esportivo SportVille, em Barueri (SP). Após o período de preparação, apenas 12 atletas seguirão viagem para o México em busca da inédita vaga mundial.
“Agora teremos um grupo mais reduzido, com os treinamentos cada vez mais intensos pensando na Copa América, com o objetivo de conquistar a vaga inédita na Copa do Mundo Sub-17”, afirmou Pablo Costa. “Estamos motivados com a equipe. Foi uma escolha difícil, mas bastante pensada para dar ao Brasil uma maior competitividade.”
Brasil enfrenta grupo desafiador na fase inicial
A Seleção Sub-16 está no Grupo B, ao lado de Canadá, Venezuela e Porto Rico. Já o Grupo A é formado por México, Estados Unidos, República Dominicana e Argentina. A fase de grupos será disputada em turno único, e os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, etapa decisiva para garantir uma das quatro vagas na próxima Copa do Mundo.
O cruzamento será entre os grupos: 1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 1º B x 4º A e 2º B x 3º A. Os vencedores seguirão para as semifinais, e os derrotados disputarão as posições de 5º a 8º lugar. A final valerá o título da Copa América Sub-16, e os dois finalistas disputarão o ouro e a prata.
Jovens promessas brasileiras atuando dentro e fora do país
O grupo convocado mescla jogadores que atuam em clubes tradicionais do basquete brasileiro, como SESI Franca, Corinthians, São Paulo e Pinheiros, com atletas que já se destacam no exterior, como João Lopes Queiroz (Saint Andrew’s School – EUA) e Luigi Vicentini Borio (North Broward Prep School – EUA).
Lista de convocados:
- Augusto Souza Zanin (São Paulo)
- Bruno Bonatti (Pinheiros)
- Eduardo Carvalho dos Santos (Corinthians)
- Fernando Varallo de Oliveira (São Paulo)
- João Lopes Queiroz (Saint Andrew’s School – EUA)
- Luca Reno Pereira Barreto (Paulistano)
- Lucas Thor Moro (Pinheiros)
- Luigi Vicentini Borio (North Broward Prep – EUA)
- Matheus Mellim Silva (SESI Franca)
- Pedro da Luz Steffens (São José)
- Ruan Kennedy Moreira Valentim (SESI Franca)
- Samuel Barbosa de Almeida Ramos Lúcio (Corinthians)
- Victor Chaves de Camargo Penteado (Palmeiras)
- Victor dos Santos Favareto (Paulistano)
- Vithor Alves Dornelles (SESI Franca)
Comissão técnica experiente
A delegação conta com uma comissão técnica de peso, liderada por Pablo Costa, que já havia comandado o Brasil na campanha vitoriosa do Campeonato Sul-Americano Sub-15 de 2024. A equipe é apoiada pelo coordenador Demétrius Ferraciú e supervisionada pela lenda Cadum Guimarães.
Além de buscar o título continental, a missão da equipe é consolidar o trabalho nas categorias de base e elevar o patamar do basquete brasileiro nas competições internacionais. A expectativa é grande, e os olhos da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) estão voltados para a campanha no México.